MANOEL ROSA FILHO MANOELZINHO CANAFÍSTULA, tem 49 anos, é Jornalista Profissional e Professor desde 1996, quando aos 22 anos escreveu seu primeiro jornal sem ter feito sequer uma oficina de jornalismo e lecionou inglês na escola Municipal de sua terra natal, sem ter nenhuma formação no magistério é também radialista desde 1997. Aos 7 anos de idade começou a vender picolés pelas ruas e distritos de seu município, tornando-se Micro Empresário o oferecendo 12 serviços à população de Santana do Acaraú a partir de 2007, quando legalizou sua empresa e gerou de imediato 15 oportunidades de estágios para adolescente e jovens da cidade e da zona rural. Ingressou na política em 1996 aos 22 anos quando lançou sua primeira candidatura a vereador pelo extinto Partido Progressista, no mesmo ano tornou-se líder comunitário onde assumiu a liderança de associações e conselhos e articulações de trabalhos de movimentos sociais no município.
Ele é filho dos agricultores Manoel Rosa dos Santos e Maria Canafístula dos Santos, nasceu em 16 de agosto de 1973 em uma fazenda onde seu pai também era vaqueiro na zona rural de Santana do Acaraú, é divorciado, tem uma filha biológica que é advogada e assistente social, é pai adotivo e padrinho de dezenas de homens e mulheres que decidiu acolher, educar, cuidar, zelar e proteger e que o consideram como pai e padrinho, eles estão espalhados pelo Ceará, São Paulo e Minas Gerais, entre eles há cinco que são filhos de Itarema.
Seu sonho de ser jornalista nasceu na infância, porém o transcurso dos acontecimentos de sua vida, o levaram a esperar mais de 20 anos para ingressar em um curso superior e aos 40 anos de idade no ano de 2013, foi aprovado para o vestibular, fez parte da primeira turma e estudou Jornalismo do Centro Universitário Uninta em Sobral, atualmente é filiado à Federação Nacional dos Jornalistas e ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, tem registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego desde novembro de 2016.
Aos 8 anos de idade, seus pais decidiram mudar para a cidade de São Paulo, onde residiu por 13 anos, na capital paulista ainda moram seus seis irmãos, pois uma de suas irmãs, foi vítima de crime de feminicídio em abril de 2022. Em São Paulo concluiu seu ensino médio aos 18 anos, mas começou a trabalhar e estudar aos 9 anos de idade, ocasião em que trabalhou em uma pequena gráfica na rua onde morava, entre os dez e onze anos ajudava um de seus irmãos mais velhos em uma barraca de lanches, que funcionava no Jardim Zoológico e no Parque de Exposição de São Paulo, aos 12 anos passou a trabalhar o dia todo em uma floricultura e comercio de peixes ornamentais e foi estudar a noite, a escola ficava em outro bairro distante cinco quilômetros de sua residência, fazia o trajeto de casa para a escola sozinho e caminhando todos os dias acordava as 6h da manhã e sempre dormia perto da meia noite.
Manoel ainda adolescente, já despertava seu espírito de liderança, aos 13 anos em 1986 ingressou no Carrefour, segunda maior rede de varejo do mundo, onde trabalhou para duas empresas do grupo por sete anos e viveu uma das maiores experiência profissionais de sua existência, foi aos 13 ano de idade que ele fez sua primeira revolução por melhorias nas condições de trabalho e por diretos trabalhistas, ao defender sua categoria de empacotadores no Carrefour, ocasião em que recebeu duas promoções seguidas antes de completar 15 anos de idade, foi com apenas 14 anos que ele conseguiu obter por mérito próprio, o primeiro lugar entre seus colegas de trabalho e se tornou líder dos mais de 200 operadores de caixa e passou a ganhar em média 10 salários mínimo por mês.
No ano de 1994 disputou vagas de emprego e ficou nos primeiros lugares para trabalhar na Rede MC Donalds e no Banco 24h, porém, o destino lhe reservou algo ainda mais promissor, em dezembro do mesmo ano, aos 21 anos foi aprovado em primeiro lugar para integrar a equipe de trabalho na maior rede de prestação de serviços do mundo, a Corporation norte americana Dun e Bradstreet Divisão Nielsen, onde fazia as tendências de mercado através de análises e pesquisas, até pedir demissão da promissora carreira na empresa, onde ganhava cerca de 12 salários mínimos por mês, para voltar definitivamente ao Ceará em agosto do ano seguinte.
Retornou definitivamente à sua terra natal em agosto 1995 aos 22 anos. Reiniciou sua vida profissional em Santana do Acaraú vendendo picolés pelas ruas da cidade, sua obstinação era maior que suas adversidades, pois sua primeira bicicleta, isopor e até a geladeira onde os picolés eram armazenados foram todos emprestados por uma de suas primas, mesmo com todas as dificuldades ele conseguia fabricar e vender 100 picolés todas as manhãs em apenas uma hora de venda pelas ruas da cidade e apesar do lucro de R$ 5 centavos ele conseguia fechar o lucro de um salário mínimo por mês. No ano seguinte foi nomeado pela Juíza do Município como Agente de proteção do Juizado da Infância e da Juventude, foi professor de Inglês, História, Geografia e em um curso de Formação de Professores no período de 1996 à 2003, ano em que concluiu seu curso de magistério, continua sendo professor ainda hoje fora da sala de aula.
Foi ainda servidor público municipal efetivo no cargo de Assistente de Administração no período de 2004 à 2005. Em 2006 morou seis meses na cidade de Quixeramobim, onde publicou um jornal mensal na cidade. Em 2007 assumiu o mandato de Vereador como suplente e teve a maior produção parlamentar da história com a apresentação de mais de 80 projetos de leis e decretos legislativos. Em 2008 foi nomeado como o primeiro secretário municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, onde revolucionou a forma de fazer gestão pública tendo destaque no esporte com a realização de grandes eventos esportivos e de artes marciais, oficializou a existência da centenária Banda de Música do Município, deixou a Biblioteca Pública municipal aberta diariamente (incluindo finais de semana e feriados) das 7h da manhã as 22h, além de realizar inesquecíveis festas e eventos culturais, que promoveram artistas locais e oportunizaram o protagonismo da juventude local. Representou o Ceará em Brasília como um dos Delgados durante a 1ª Conferencia Nacional de Juventude em 2008. Em 2013 foi assessor Especial do Gabinete do então prefeito de Santana do Acaraú, deixou o cargo para se dedicar exclusivamente à sua graduação em jornalismo.
No exercício de suas funções públicas e voluntárias deixou um importante legado de contribuição em todas as áreas do município de Santana do Acaraú, especialmente na Educação, Meio Ambiente, Geração de Emprego, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Cidadania, Desenvolvimento Social, Cultura e Proteção Social. Em 2017 foi aprovado em primeiro lugar para trabalhar como Supervisor de Campo do Cadastro Único/Bolsa Família na prefeitura de Sobral e com apenas quatro meses no exercício do cargo, recebeu certificado de reconhecimento na Câmara de Sobral como um dos vinte melhores funcionários públicos no ano de 2017, morou na cidade de Sobral por dois anos. Durante sua passagem pelo cadastro único deixou como legado a conquista de importantes direitos negados aos servidores públicos como 13º salários, férias, Pasep, auxilio alimentação entre outros.
No jornalismo foi fundador e editor dos Jornais escritos em Santana do Acaraú e Quixeramobim: Horizonte (1996), Correio Santanense (2001/2005), Folha Regional do Sertão Central (2006) em Quixeramobim. Tribuna do Vale (2009/2010) e A Voz do Vale (2012/2016). Criou o Blog Tribuna dos Vales" em novembro de 2016 na cidade de Sobral, o veículo chegou a ter 2 milhões de acessos. Em 2018 criou o Site Tribuna dos Vales que atingiu 1,5 milhão de acessos. Em março de 2019 criou em Itarema o Blog Os Três Guardiões atualmente com mais de 2 milhões de acessos no Brasil e em mais de 50 países no mundo.
Auxiliou na produção de grandes reportagens para a TV Verdes Mares, TV Jangadeiro e Record SP, onde auxiliou na produção de uma série especial sobre tráfico de crianças para o Jornal da Record em 2014. Foi correspondente do Jornal Diário do Nordeste em Sobral, colaborou na produção de matérias que foram publicadas nos Jornais O Povo, Diário do Nordeste, Tribuna do Ceará, Correio da Semana de Sobral e Folha de São Paulo.
Em 1999 fez seu curso técnico de Radialista promovido pelo sindicato dos radialistas do Ceará na UVA, como Radialista foi o primeiro locutor a entrar no ar na primeira emissora de Rádio em Santana do Acaraú em julho de 1997. Em 2001 criou o programa ECOA na extinta Rádio Arakém FM, alcançando os maiores índices de audiência na História do Rádio no município. Faz parte da Rede de Radialistas contra a AIDS e da Rede Nacional Nordeste/MEC de Radialistas pela Educação, trabalhou ainda nas rádios Princesa do Norte de Morrinhos e Serra Verde FM de Massapê. Fez estágio acadêmico na Rádio Paraiso FM de Sobral e foi correspondente para diversos programas na região Noroeste do Ceará. Em Itarema foi radialista e jornalista nas rádios Liberdade FM e Rio das Garças FM em Acaraú trabalhou comentando notícias na Rádio Difusora FM.
Em Santana do Acaraú, foi ainda presidente de Associações Comunitárias e conselheiro em seis conselhos municipais: Conselhão, Saúde, Assistência Social, CMDCA, Habitação de Interesse Social, CCDS, sendo presidente de três deles: Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho de Habitação de Interesse Social e Conselho Comunitário de Defesa Social (Segurança Pública), foi delegado por 20 anos no Grande Conselhão onde assumiu cargos na diretoria. Foi ainda conselheiro do Conselho Municipal da Assistência Social do Município de Sobral. Como presidente de Associação e de Conselhos viabilizou a implantação de importantes obras na zona rural de Santana do Acaraú, entre elas: Escola, Sistema de Água, Sistema de Energia Elétrico, Agência Comunitária dos Correios, Torre de Telefonia Móvel. Implantou programas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento do município durante 25 anos entre eles o primeiro curso de Alfabetização Digital em três distritos da zona rural do município.
Como presidente do CCDS prestou assistência ao Comando da PM em Santana do Acaraú no período de 2000 a 2010. Conseguiu convênio com o Governo do Estado através da Secretaria de Justiça para a expedição das primeiras carteiras de identidade em Santana do Acaraú, onde forma emitidos 600 documentos. Promoveu cursos para centenas de jovens nas áreas da computação, secretariado, entre outras áreas. Intermediou benefícios gerados entre a Prefeitura Municipal e o comando da PM no município. Participou de todos os eventos, encontros, reuniões seminários promovidos pelo Governo do Estado na região norte e em Fortaleza. Incentivou e auxiliou na implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Santana do Acaraú em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, entre os anos de 2008 e 2010. Amigo da Segurança Pública, sempre foi parceiro de todas as ações de mediação entres os órgãos de segurança presentes no município, a sociedade e os poderes públicos locais.
Prestou serviços de Assessoria de Comunicação e Imprensa e foi Mestre de Cerimônia para órgãos públicos e privados em diversas cidades da região noroeste do Ceará, incluindo SINE/IDT e SEBRAE na cidade de Sobral. Participou de dezenas de cursos, congressos, conferências, seminários, jornadas e oficinas no Ceará e no Brasil, o que lhe rendeu o título do cidadão que mais possui certificados e diplomas em Santana do Acaraú, foi ainda eleito o profissional de comunicação do município de Santana do Acaraú nos últimos dez anos. Recebeu ainda reconhecimento público por suas importantes contribuições na Escola de Educação Profissional de Santana do Acaraú, no Colégio Santanense recebeu certificado de Aluno de Ouro e profissional destaque da instituição de ensino, por obter as melhores notas de sua turma e seu destaque profissional no município. Tem residência fixa em Santana do Acaraú (desde agosto de 1995) e em Itarema desde março de 2019. Desenvolve trabalhos voluntários para instituições públicas e privadas. Foi Candidato por quatro vezes a vereador (1996/2000/2004/2020) e ficou nas primeiras suplências, assumiu em 2007 o mandato de vereador por 57 dias e se destacou com a maior produção parlamentar da história de Santana do Acaraú, com 75 projetos de leis, cinco decretos legislativos, 12 requerimentos e realizou 22 reuniões durante o mandato. Em 2016 foi candidato a prefeito pelo PRB de Santana do Acaraú e ficou em terceiro lugar com mais de 1000 votos, em 2018 foi candidato a deputado federal pela Rede Sustentabilidade e obteve, com o apoio do povo, o primeiro lugar em número de votos, foram 2360 votos entre os candidatos em Santana do Acaraú. Atualmente é o segundo suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores em Santana do Acaraú.
Em dezembro de 2018, foi aprovado em primeiro lugar no primeiro e único concurso público para Ouvidor Geral já realizado na história do Brasil, o concurso da Câmara Municipal de Itarema. Tomou posse no cargo em maio de 2021 e ao longo de quase dois anos tem contribuído para importantes transformações internas no Poder Legislativo Municipal, onde as principais mudanças de estrutura física e administrativas tiveram a contribuição da Ouvidoria Geral. Atualmente exerce outras profissões além de ser o Ouvidor Geral da Câmara Municipal de Itarema, é jornalista correspondente do Portal de Notícias Sobral Online no Baixo Vale do Acaraú, até o dia 2 de fevereiro foi o apresentador e editor do Programa Tribuna dos Vales na Rádio Rio das Graças FM é o Jornalista Responsável e Editor do Blog Os Três Guardiões de Itarema. Neste mês de março de 2023, a prefeitura de Santana do Acaraú, apresentou junto a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itarema um pedido de Cedência e a partir de abril de 2023, o senhor Manoel Rosa Filho assume o cargo de natureza política como o mais novo secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil de Santana do Acaraú. Manoel Rosa Filho ou simplesmente Manoelzinho Canafístula, sobrenome exótico da matriz de sua família materna, deixa sua marca e uma semente de esperança na terra de Itarema e hoje conceder a este cidadão o título de cidadania nesta terra é mais do que um reconhecimento a sua importante contribuição para Itarema, mas uma declaração de respeito e reconhecimento de sua história de vida, seja como cidadão, homem público, profissional e de pai honroso e dedicado aos seus numerosos filhos.