17-OUT-2023

Secretário Manoelzinho Canafístula representante o Ceará na VI Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O evento debate caminhos para erradicar a fome e é um momento de escuta e participação popular, priorizando as reais necessidades do povo brasileiro

#DireitosHumano POR MARQUINHO 17 DE OUTUBRO DE 2023

O Secretário de Segurança Publica, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil de Santana do Acaraú, Manoelzinho Canafístula foi eleito Delegado para a VII Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada em Brasília no período de 11 a 14 de Dezembro , o gestor representará o Ceará no evento mais importante realizado em âmbito nacional para discutir e propor ações que visam a erradicação da fome no Brasil, a pasta é responsável pela política pública de Cidadania onde deve ser implantado em breve a primeira Cozinha Comunitária e Social de Santana do Acaraú, que vai garantir refeições diárias para atender a necessidade alimentar e nutricional da população mais carente de Santana do Acaraú.

Segundo o secretário todos as atenções dos governos devem se voltar para a alimentação e nutrição da população brasileira, pois é inadmissível que uma das nações que mais produz alimentos no mundo ainda existem pessoas que passam fome e tenham alto índice de carência nutricional, "mais de que alimentos, precisamos levar a garantia de que a população esteja ingerido produtos nutritivos e de qualidade, pois é através da alimentação saudável que podemos garantir a efetiva qualidade de vida da população, participar da VI Conferencia Nacional em Brasília é uma oportunidade única para defender que esse direito do povo brasileiro, especialmente o mais carente seja garantido e efetivado ", destacou Canafístula, além dele, o município foi representado na Conferencia pela presidente do CONSEA, Ana Maria Batista.

CONFERÊNCIA ESTADUAL - Garantir alimentação de qualidade para todas as pessoas é o que quer o Governo do Ceará. Para que isso se cumpra, além de ações já em andamento, o Estado quer fortalecer sua atuação com base na escuta das necessidades e propostas dos cearenses e, por isso, realizou, através da Secretaria da Proteção Social (SPS), a 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema: "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade".

A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira (17), na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), com a presença de cerca de 350 participantes representando todas as regiões do estado, da primeira-dama e presidente Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; da presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará, Regilvânia Mateus de Araújo; da Coordenadora de Comissão Permanente do Direito Humano à Alimentação Adequada (Consea Nacional), Daniela Frozi, e, ainda, de deputadas estaduais.

Durante a abertura do evento, a primeira-dama reforçou o compromisso do Estado com o combate à fome ao criar o Pacto por um Ceará Sem Fome, que vem realizando ações imediatas no estado, e convidou os presentes a se engajarem no fortalecimento do compromisso de erradicação da fome. "O Ceará Sem Fome está nos 184 municípios através do Cartão Ceará Sem Fome. Além disso, está atendendo mais de 50.000 pessoas que estão recebendo refeições prontas, de qualidade, diariamente, por meio da rede de cozinhas solidárias. "Estamos com mais de 500 cozinhas em funcionamento até o momento e a nossa expectativa é de chegarmos a 1.296 unidades", destacou.

Lia de Freitas também falou sobre a expansão do programa. "Em breve, teremos uma nova ação para avançar o Ceará Sem Fome, por meio da contratação de restaurantes populares, expandindo o combate à fome e, ainda, fortalecendo o empreendedorismo". A primeira-dama citou, ainda, a iniciativa do Governo de arrecadar alimentos junto a equipamentos culturais e turísticos. Lia de Freitas finalizou sua participação na abertura do evento convidando os presentes a pensarem ações para a garantia da segurança alimentar dos cearenses a médio e longo prazo.

Caminhos para a Conferência Estadual

A 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional aconteceu depois da realização de 14 conferências territoriais e mais de 150 conferências municipais. Desses eventos saíram propostas que foram colocadas durante a programação da Conferência que encerrou nesta quarta-feira (18).

São três os eixos temáticos em debate: determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia, participação e controle social.

A presidente do Consea Ceará, Regilvânia Mateus de Araújo, disse que a Conferência Estadual é um momento muito especial, de culminância de todo um processo. "Nós somos uma parte do Brasil que estamos construindo estratégias e possibilidades de erradicação da fome com comida de verdade".

Mais sobre a programação

Após a abertura, a Conferência seguiu com debates nesta terça e quarta-feira (18) por meio dos painéis "Fome, pobreza e comida de verdade", "Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional", Direito Humano à Alimentação Adequada" e debates em torno dos eixos prioritários do evento e trabalhos em grupo.

O evento finalizou nesta quarta-feira (18) com a eleição dos 65 delegados da conferência, havendo uma vaga para presidente, 14 vagas através de cotas, 28 para a sociedade civil e 22 para o poder público e uma delas foi para o secretário Manoelzinho Canafístula.

Já após a Conferência, as demandas que foram propostas no evento serão priorizadas para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e para os devidos encaminhamentos à Conferência Nacional.

SSPTCDC de Santana do Acaraú.