03-ABR-2023

Governo do Ceará abre 53 vagas para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

O período de inscrições termina no dia 16 de abril.

#MeioAmbiente POR MARQUINHO 03 DE ABRIL DE 2023

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), abriu nesta terça-feira (3) 9.750 vagas para o novo edital do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), sendo 53 destinadas ao Município de Santana do Acaraú. O período de inscrições vai de 3 a 16 de abril de 2023 e acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link informado abaixo.

O programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Os candidatos selecionados para o programa AJA farão jus aos seguintes benefícios:

- Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês.

- Curso de Formação;

- Seguro acidente;

- Fardamento;

- Certificados.

Critérios de Seleção

Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

a) possuam idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

b) estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

c) estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais- CadÚnico;

d) não possuam vínculo empregatício formal;

e) residam no município cearense para o qual se inscreveu;

f) não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Documentos necessários para a inscrição:

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todo o formulário e anexar os seguintes documentos comprobatórios (serão aceitos documentos digitalizados ou foto de celular):

a) Documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do candidato (frente e verso);

b) CPF do candidato (apenas frente, onde aparece o número) ou Cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal.

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou do responsável (conta de luz, água ou telefone) ou autodeclaração do candidato.

d) Cópia da tela de consulta do NIS (Número de Identificação Social) do candidato que comprove sua inscrição ou da família no CadÚnico.

f) Foto 3x4 recente (serão aceitas fotos do celular).

ATENÇÃO: Será desclassificado (a) do Processo de Seleção o(a) candidato (a) que:

- PRESTAR QUALQUER INFORMAÇÃO FALSA OU INEXATA e/ou

- NÃO ENVIAR TODOS OS DOCUMENTOS e/ou

- ENVIAR DOCUMENTOS INVÁLIDOS e/ou

- ENVIAR DOCUMENTOS INCORRETOS e/ou

- ENVIAR DOCUMENTOS INCOMPLETOS e/ou

- ENVIAR DOCUMENTOS ILEGÍVEIS (verifique a qualidade da imagem antes de anexar no sistema).

ATENÇÃO: A SEMA informa que os canais de comunicação do candidato são

• Site da SEMA (www.sema.ce.gov.br);

• Telefones: (85) 3108-2778 ou (85) 3108-2779;

• Ouvidoria (85) 3108-2794;

• E-mail:aja@sema.ce.gov.br

A SEMA recomenda a leitura atenta de todo o Edital!

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) Eu sou ou já fui AJA. Posso me inscrever novamente?

Sim, você pode se inscrever novamente para concorrer a uma vaga, desde que não tenha sido desligado(a) do Programa por motivação constante na Instrução Normativa 04/2022 - ART.40.

2) Eu estudo em escola estadual de TEMPO INTEGRAL. Posso me inscrever?

Sim, desde que você esteja dentro dos critérios previstos no Edital.

3) Se eu for selecionado(a), por quanto tempo eu poderei ser um(a) AJA?

Por até 2 anos, contados da data de publicação do Edital no Diário Oficial do Estado.

Acesse abaixo o link do edital e, após ler o edital, acesse abaixo o link de inscrição.

SDRMA de Santana do Acaraú.