22-NOV-2022

PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ PARTICIPA DE EVENTO PARA CONSTRUIR CARTOGRAFIA SOCIAL

No evento, 30 cidades com as iniciativas mais inovadoras em seus territórios de atuação foram certificadas.

#AssistênciaSocial POR MARQUINHO 22 DE NOVEMBRO DE 2022

Combater e identificar vulnerabilidades dos grupos de riscos em diferentes territórios é uma das missões da política de Assistência Social. Nos dias 21 e 22 de novembro, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, realizou, o III Encontro da Vigilância Social, no Hotel Oásis, com a participação dos 184 municípios cearenses. Os representantes de cada um dos municípios presentes também serão capacitados para construírem as Cartografias Sociais em seus territórios.

A ideia principal do evento, que reuniu uma média de 350 pessoas, é incentivar os municípios a atuarem com criatividade e compromisso no sentido de fortalecer o trabalho da vigilância social em todo o Ceará.

Onélia Santana, titular da SPS, pontua que o encontro fortalece ainda mais a política da Assistência Social, e que somente através do trabalho comprometido dos profissionais atuantes na vigilância social é que é possível disseminar informações territorializadas das situações de risco social que recaem sobre famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. "A vigilância socioassistencial é uma área, sobretudo, de gestão de informação, que apoia atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais por meio de dados, indicadores que devem estar estruturados a nível municipal, estadual e federal", completa a gestora.

Participaram do evento representando o município de Santana do Acaraú a Secretária do Trabalho e da Assistência Social, Kilvia Melo, e os assistentes sociais Ubaldo Queirós e Cristiane Gomes