CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 26/03/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE XXXIII Festa Anual das Árvores em Santana do Acaraú promove conscientização contra incêndios florestais Evento realizado pela SDRMA e a SEMA do Ceará, com apoio da SUOSU e outras entidades, destaca a importância da preservação ambiental e da prevenção de incêndios florestais.
#MeioAmbiente 05/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA e SMS de Santana do Acaraú discutem criação de lei de bem-estar animal em Santana do Acaraú Reunião com representante da Gênesis Consultoria destaca importância da política de proteção animal no município.
#MeioAmbiente 01/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Fortalecendo vínculos: Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente se engaja em reunião com a ACASA Secretário Arlene Farias participa ativamente em reunião estratégica com associados da Associação de Catadores e Catadoras de Santana do Acaraú (ACASA).
#MeioAmbiente 27/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Equipe da SDRMA de Santana do Acaraú realiza visita técnica à Fazenda Boa Vista Dia de campo promove intercâmbio de conhecimentos e fortalece parcerias em prol do desenvolvimento rural e ambiental, em colaboração com Banco do Nordeste e Ematerce.
#MeioAmbiente 16/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Açude Orientes em parceria com ACASA, programa AJA e Governo do Ceará Ação conjunta objetiva revitalizar importante recurso hídricoá.
#MeioAmbiente 15/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Açude Orientes em parceria com ACASA, programa AJA e Governo do Ceará Ação conjunta envolve secretarias municipais, Governo do Ceará e entidades do meio ambiente para revitalizar importante recurso hídrico.
#MeioAmbiente 24/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Santana do Acaraú alcança o topo do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) pela 5ª vez consecutiva Uma conquista ambiental exemplar é reconhecida através do IQM, garantindo repasses orçamentários significativos para Santana do Acaraú.
#MeioAmbiente 08/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú realiza reuniões de planejamento para fomentar a coleta seletiva no Município

Nos dias 07 e 08 de agosto, a Prefeitura do Município de Santana do Acaraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), promoveu reuniões visando fomentar a coleta seletiva em Santana do Acaraú, em face à relevância deste tema, para o desenvolvimento sustentável do Município.

Os encontros ocorreram em dois momentos distintos, no dia 07, na Associação de Catadores e Catadoras de Santana do Acaraú (ACASA), com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Arlene Farias, o Gestor operacional da VERTTEX Consultoria Ambiental, Edson Carneiro, o Presidente da ACASA, Davi e o tesoureiro da ACASA, Brune. Tendo como objetivos principais: o de planejar e desenvolver estratégias para sensibilizar a comunidade quanto a importância socioambiental e econômica da coleta seletiva, aprimorar a logística de recolhimento e de destinação final dos resíduos.

No dia 08, o encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a participação da Secretária de Saúde, Daniela Sandra, a servidora da SDRMA, Evelane Araújo e o Gestor operacional da VERTTEX Consultoria Ambiental, Edson Carneiro. Na ocasião, foi apresentada à secretária, Daniela Sandra, a necessidade de regularização do calendário vacinal dos profissionais da ACASA, com atenção às especificidades dos trabalhos executados pelos mesmos. De pronto, a secretária afirmou ser possível e orientou os procedimentos a serem adotados.

SDRMA de Santana do Acaraú.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú.

Administração: "Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 19/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Francisco das Chagas de Vasconcelos Filho é nomeado como novo Diretor Ambiental de Santana do Acaraú O novo diretor tem experiência na área do Direito e foi funcionário do DETRAN/CE.
#MeioAmbiente 08/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Ação conjunta entre Cogerh, SSPTCDC e SDRMA realiza desobstrução do leito do Açude do Oriente em Santana do Acaraú

Na última segunda-feira (8), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil (SSPTCDC) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) da Prefeitura de Santana do Acaraú, realizou a retirada de resíduos e a desobstrução do leito do Açude do Oriente.

Com a iniciativa foi possível devolver ao reservatório sua capacidade natural de armazenamento de água, bem como sua vazão correta, sem o risco de transbordamento. Essa ação é fundamental para a manutenção da qualidade da água e para garantir o abastecimento da população, especialmente em um período tão crítico de escassez hídrica.

SDRMA e SSPTCDC de Santana do Acaraú.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú.

Administração: "Trabalhando junto com o povo!"

#MeioAmbiente 05/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú realiza oficina de educação ambiental e coleta seletiva A iniciativa visa garantir maior educação ambiental à população do município.
#MeioAmbiente 04/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú realiza oficina de educação ambiental e coleta seletiva A iniciativa visa garantir maior educação ambiental à população do município.
#MeioAmbiente 03/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Governo do Ceará abre 53 vagas para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA) O período de inscrições termina no dia 16 de abril.
#MeioAmbiente 21/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú participa de seminário com o tema Gestão Consorciada realizado pela Aprece O evento buscou contribuir para o fortalecimento de políticas públicas e o aprimoramento da gestão pública em prol do desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
#MeioAmbiente 20/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú promove Festa Anual das Árvores 2023 O evento visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
#MeioAmbiente 20/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Santana do Acaraú participa de reunião com cuidadores de animais de rua O objetivo do encontro foi discutir formas de melhorar a situação dos bichos.
#MeioAmbiente 15/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA divulga resultado preliminar do Edital Nº01/2023 do Programa Auxílio Catador para catadores santanenses O programa beneficia o grupo com um repasse financeiro.
#MeioAmbiente 14/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú participa da inauguração da Central Municipal de Reciclagem em Groaíras O espaço visa proporcionar uma melhor limpeza urbana, valorização do meio ambiente e qualidade de vida.
#MeioAmbiente 13/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú realiza cadastro dos cuidadores dos animais de rua A ação vida fortalecer as ações em prol dos animais que vivem nas ruas.
#MeioAmbiente 08/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Titular da SDRMA, Arlene Farias, participa de reunião com cuidadores dos animais de rua A iniciativa buscou soluções para tratar da situação de animais que vivem nas ruas de Santana do Acaraú.
#MeioAmbiente 01/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú recebe visita da Prefeitura de Groaíras para falar sobre meio ambiente em ambos os municípios O encontro foi uma troca de experiência sobre meio ambiente e ações para fortalecer a vida sustentável.
#MeioAmbiente 19/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú realiza encontro com jovens do AJA A ação teve como objetivo orientar os agentes na implantação do Plano de Ação Comunitária
#MeioAmbiente 03/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA de Santana do Acaraú entrega depósitos aos permissionários do Mercado Público Pedro Arcanjo A iniciativa objetiva valorizar o meio ambiente e manter a limpeza do espaço.
#MeioAmbiente 27/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA DE SANTANA DO ACARAÚ ADQUIRE VEÍCULO 0 KM PARA SER UTILIZADO PELA DILIFA A iniciativa visa garantir a fiscalização e ampliar o licenciamento ambiental no Município de Santana do Acaraú
#MeioAmbiente 08/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA REALIZA REUNIÃO COM OS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS (AJAS) Foram discutidas as próximas ações do programa no Município.
#MeioAmbiente 03/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ É NOTA MÁXIMA PELO 4º ANO CONSECUTIVO NO ÍQM 2022 A classificação é baseada em 5 eixos temáticos: Meio Ambiente, Saneamento Básico, Recursos Hídricos, Agricultura Sustentável e Biodiversidade.
#MeioAmbiente 08/07/2022 SECRETARIA DE URBANISMO, OBRAS E SERVIÇOS URBANOS PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA E COLETA DE LIXO ÀS MARGENS DO RIO ACARAÚ A iniciativa faz parte das ações voltada para realização dos festejos do município
#MeioAmbiente 23/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ ENTREGA A 1ª LICENÇA AMBIENTAL POR ADESÃO E COMPROMISSO (LAC) A iniciativa pretende dar maior agilidade e diminuir a burocracia.
#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA XXVIII SEMANA DO MEIO AMBIENTE O evento pretende sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, incluindo árvores e florestas nativas
#MeioAmbiente 27/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA REALIZA REUNIÃO DO CONSELHO DE DEFESA E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE (COMDEMA) O assunto do encontro foi o plano de revitalização das praças públicas com o plantio de árvores e a XXVIII Semana do Meio Ambiente
#MeioAmbiente 23/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA XXVIII SEMANA DO MEIO AMBIENTE A ação visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e das árvores e das florestas
#MeioAmbiente 19/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ PARTICIPA DE REUNIÃO NA SEMACE A ação visa oficializar o início da fiscalização e licenciamento ambiental no município
#MeioAmbiente 04/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA REALIZA REUNIÃO COM A SECRETARIA DE GESTÃO E DIRETORIA AMBIENTAL DO MUNICÍPIO A ação teve o intuito de apresentar a nova equipe para os servidores da gestão
#MeioAmbiente 13/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SDRMA REALIZA REUNIÃO COM OS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS (AJAS) Foram discutidas as próximas ações do programa no Município
#MeioAmbiente 08/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA FORMAÇÃO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL A ação visa qualificar profissionais para emissão de registros ambientais
#MeioAmbiente 30/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 6° DIA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 29/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 5° DIA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 28/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 4° DIA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 27/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 3° DIA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 26/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 2° DIA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 25/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 1° DIA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 22/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA A ação visa a conscientização sobre a relevância da data
#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O evento é realizado no Município desde o ano de 1991
#MeioAmbiente 01/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS Prefeito anunciou o início das obras do Centro Municipal de Reciclagem e a renovação do convênio com a Associação
#MeioAmbiente 24/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ RECEBE 40 MIL ALEVINOS DE TILÁPIA DO PEIXAMENTO DA SDA A ação faz parte do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos do Governo do Estado
#MeioAmbiente 06/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA 1ª OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O PROJETO LIXO ZERO A ação teve como público-alvo os Agentes Jovem Ambiental e catadores da ACASA
#MeioAmbiente 06/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA RECEBE VISITA DA COORDENADORA REGIONAL DOS PROGRAMAS AGENTE JOVEM AMBIENTAL E AUXÍLIO CATADOR

A Prefeitura do Município de Santana do Acaraú, através do Prefeito Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Arlene Farias, e dos vereadores Gil Vasconcelos e Domingos Sávio receberam na manhã desta sexta-feira (6) no Gabinete do Prefeito, a socióloga e coordenadora regional dos programas "Agente Jovem Ambiental e Auxílio Catador" da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), Maria Conceição do Nascimento, para tratar de assuntos de interesse do município de Santana do Acaraú e a ampliação da parceria.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 26/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ TORNA PÚBLICO EDITAL DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL (AJA) PARA JOVENS ENTRE 15 E 29 ANOS

A Prefeitura do Município de Santana do Acaraú, através de Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e do Governo do Estado do Ceará divulga o edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), com inscrições até o dia 6 de agosto.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens entre 15 e 29 anos de idade de famílias que estão cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo e oferece um auxílio financeiro de R$200,00.

No ato da inscrição, os jovens devem informar os seguintes documentos:

a) Documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do candidato (frente e verso);

b) CPF do candidato (apenas frente, onde aparece o número) ou Cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal.

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou do responsável (conta de luz, água ou telefone) ou autodeclaração do candidato;

d) Cópia da tela de consulta do NIS (Número de Identificação Social) do candidato. Atenção: o NIS tem que ser do próprio candidato. NÃO pode ser da mãe, do pai ou de qualquer outro membro da família;

e) Certificado de conclusão do Ensino Médio (somente a frente onde aparece o nome do aluno e da escola estadual) ou cópia da tela de consulta da Declaração da escola estadual informando que:

1) o candidato está regularmente matriculado no ensino médio e

2) o candidato não está matriculado em curso de tempo integral.

Para fazer sua inscrição e para maiores informações, acesse este link: https://bit.ly/editalaja ou acesse o link disponibilizado na bio.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 20/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ PONTUA NOTA MÁXIMA PELO 3º ANO CONSECUTIVO NO ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL MUNICIPAL DO

A Prefeitura do Município de Santana do Acaraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa que o município alcançou pelo 3º ano consecutivo a nota máxima no Índice de Qualidade Ambiental Municipal do Estado do Ceará (IQM) no ano de 2021. Tal conquista é resultado do esforço contínuo em realizar políticas públicas, que estimulem a preservação do meio ambiente.

O índice é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos, exigidos pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008.

Acesse AQUI o resultado na íntegra:

https://bit.ly/resultadoiqm2021

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 29/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA CATADORES DE RECICLAGEM

O Prefeito do Município de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Arlene Farias, o Secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Urbanos Dezinho Carneiro, o técnico da FUNASA José Linhares e o Coordenador de Meio Ambiente, João Batista do Espírito Santo Justo participaram na tarde desta terça-feira (29), da solenidade de entrega dos Kit's dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que serão entregues aos catadores de lixo reciclável do município de Santana do Acaraú. O evento foi realizado na sede da ACASA e contou com a presença dos profissionais Maria Carliane de Oliveira, Manoel Camilo de Maria e Davi Halyson de Lima, representando a direção e os demais profissionais da entidade.

Os EPI's garantem a proteção dos catadores durante suas atividades de trabalho em campo, promovendo a segurança e a proteção individual de cada profissional, aumentando a produtividade, deixando a cidade cada vez mais limpa.

Realização: Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo".

#MeioAmbiente 15/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA REUNIÃO NA SEMACE

O Prefeito Municipal de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Arlene Farias e Coordenador de Meio Ambiente João Batista do Espírito Santo Justo, estiveram na manhã desta Terça-feira (15), em reunião na sede da SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), para conseguir a licença ambiental para a limpeza do leito do rio. A ação visa contribuir com a preservação do manancial mais importante do município, fortalecendo as ações ambientais e promovendo melhor qualidade de vida a população local.

Realização: Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo".

#MeioAmbiente 08/06/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ PLANEJA PLANTAR 50 MIL MUDAS DE CARNAUBEIRAS

O Prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Arlene Farias, receberam na manhã desta terça-feira (??, representantes da empresa Argo Energia representada pela Coordenadora de Comunicação e Meio Ambiente, Alice Santos, e o Supervisor Ambiental da Caruso, Thiago Nascimento. A reunião teve como pauta principal o plano de reposição ambiental com o plantio de 50 mil mudas de carnaubeiras no Município de Santana do Acaraú. A carnaúba é a árvore símbolo do município e uma das principais atividades econômicas locais.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 05/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE GESTOR DA SDRMA PARTICIPA DE PROGRAMA DE RÁDIO EM SOBRAL

O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), Arlene Farias, participou do programa "A Voz do Povo" na Rádio Coqueiros FM de Sobral na manhã deste sábado (5), para falar sobre a Semana do Meio Ambiente em Santana do Acaraú, o evento está sendo promovido no período de 1º à 7 de junho.

A Semana do Meio Ambiente promove diversas ações com o objetivo de mobilizar a população e despertar o senso de reponsabilidade para zelar e cuidar do meio ambiente, além de incluir a sociedade na discussão de pautas e projetos que tratem da preservação dos diferentes tipos de ecossistemas municipais.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 03/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SANTANA DO ACARAÚ REALIZA PLANTIO DE MUDAS NA PRAÇA CHAGAS VASCONCELOS

A Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (3), o plantio de árvores frutíferas e nativas do Projeto "Sertão Produtivo/Sertão Florido" na Praça Chagas Vasconcelos (antiga Praça São João) como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

Estiveram presentes ao evento, o Prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Arlene Farias, o Secretário Municipal da Saúde, Albert Claudino, Ismar Maciel dos Santos representando a Loja Maçônica, Evelane Araújo representando a Vigilância Sanitária, Ana Maria Batista representando o Grande Conselhão, João Batista do Espírito Santo Justo, Coordenador do Meio Ambiente e ciclistas que participaram da maratona de ciclismo para divulgação e execução do projeto.

"É momento de cuidar do planeta, plante uma muda e ajude a preservar o meio ambiente."

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando junto com o povo"

#MeioAmbiente 01/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E DESENVOLVIMENTO RURAL REALIZA AÇÕES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura do Município de Santana do Acaraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realiza diversas ações na Semana do Meio Ambiente, o evento será realizado no período de 1° à 7 de junho. Uma das ações será uma homenagem às vítimas da COVID-19, onde será construído na entrada da cidade no bairro Veneza, o memorial Cruzeiro da Vida.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Arlene Farias a Pandemia reflete as ações humanas, "esta Pandemia é um reflexo do que vem se fazendo com o Meio Ambiente. Para isso, vamos focar no plantio de árvores, limpeza do Rio Acaraú e revitalização de áreas degradadas. Tudo isso para fazermos da Semana do Meio Ambiente um gesto concreto de amor ao próximo e a natureza", disse o Secretário.

Veja algumas ações que serão promovidas:

. Recuperação de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas e frutíferas;

. Solidariedade às famílias vítimas da COVID-19;

. Plantio de árvores em conformidade com as demandas na cidade e nos distritos;

. Início do Plano Municipal de Revitalização do antigo lixão;

. Limpeza do leito do Rio Acaraú, na área urbana da cidade;

. Incentivar o cuidado com a natureza viva e o meio ambiente preservado;

. Construção do Cruzeiro da Vida com um pedestal para colocação de placas com os nomes das vítimas da Covid-19;

. Realização de um Simpósio para discutir sobre as políticas públicas do meio ambiente do município e a execução;

. Promover gestos concreto de amor ao próximo e a natureza durante a Semana do Meio Ambiente.

Realização:

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

"Trabalhando Junto com o povo"

#MeioAmbiente 26/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROGRAMA AUXÍLIO CATADOR

A Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, divulga o resultado final do programa Auxílio Catador Permanente, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Dentre os 2.483 catadores habilitados residentes em 68 municípios cearenses, 16 foram selecionados no município de Santana do Acaraú, sendo eles:

ANTONIO MARCIANO MONTEIRO

DAVI HALYSON DE LIMA

FRANCISCO BRUNE DE SOUZA

FRANCISCO DAS CHAGAS DE VASCONCELOS FILHO

FRANCISCO FANOEL DO NASCIMENTO

FRANCISCO JOSE VASCONCELOS

FRANCISCO NILTON DE MARIA

JOSE DANIEL BORGES

JOSE DEUSIMAR VASCONCELOS FILHO

JOSE HELDER DE VASCONCELOS

JULIANA CRISTINA LIRA GOMES

MANUEL CAMILO DE MARIA

MARIA CARLIANE DE OLIVEIRA

MARIA DAS DORES DO NASCIMENTO LIMA

PEDRO AUDIZIO DE ANDRADE

RAIMUNDA ALVES FERREIRA

O Programa Auxílio Catador repassará o valor financeiro diretamente aos catadores, por meio de cartão bancário personalizado, buscando-se, em contrapartida a esse apoio, o incremento de atividades relativas à reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

A Secretaria do Meio Ambiente informa que tão logo estejam preparados os processos de contratação e envio dos dados ao Banco, será informado o início dos pagamentos e as orientações aos catadores sobre o recebimento do benefício no site da SEMA.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

Trabalhando junto com o povo

#MeioAmbiente 20/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL Link para acesso ao resultado final no final da página.
#MeioAmbiente 13/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DO PROGRAMA AUXÍLIO CATADOR

A Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, divulga o resultado preliminar do programa Auxílio Catador Permanente, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Dentre os 2.219 catadores selecionados em 65 municípios cearenses, 16 foram selecionados no município de Santana do Acaraú, sendo eles:

ANTONIO MARCIANO MONTEIRO

DAVI HALYSON DE LIMA

FRANCISCO BRUNE DE SOUZA

FRANCISCO DAS CHAGAS DE VASCONCELOS FILHO

FRANCISCO FANOEL DO NASCIMENTO

FRANCISCO JOSE VASCONCELOS

FRANCISCO NILTON DE MARIA

JOSE DANIEL BORGES

JOSE DEUSIMAR VASCONCELOS FILHO

JOSE HELDER DE VASCONCELOS

JULIANA CRISTINA LIRA GOMES

MANUEL CAMILO DE MARIA

MARIA CARLIANE DE OLIVEIRA

MARIA DAS DORES DO NASCIMENTO LIMA

PEDRO AUDIZIO DE ANDRADE

RAIMUNDA ALVES FERREIRA

No período de 15 a 19 de março, será possível, aos catadores que não foram contemplados, enviar recurso ao resultado preliminar. De acordo com o Edital, acaso o requerimento seja indeferido, a associação e/ou cooperativa de forma representativa, e, a pedido do catador vinculado, poderá apresentar recurso através do e-mail: auxiliocatador2021@sema.ce.gov.br. Não serão aceitos recursos apresentados fora do prazo.

Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú

Trabalhando junto com o povo

#MeioAmbiente 22/07/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SANTANA DO ACARAÚ ATINGE NOTA MÁXIMA NO ÍNDICE MUNICIPAL DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE PELO 2º ANO SEGUIDO

O município de Santana do Acaraú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, alcançou pelo 2º ano consecutivo a nota máxima no Índice de Qualidade Ambiental Municipal do Estado do Ceará (IQM) no ano de 2020. Esse foi mais um resultado positivo para a pasta do Meio Ambiente.

O Excelente resultado permitirá ao Município captar recursos para continuar investindo em Políticas Ambientais Municipais.

Assim, 2% do ICMS ecológico será repassado pelo Governo do Estado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que será revertido em melhorias para o meio ambiente de Santana do Acaraú.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Arlene Farias, agradece a toda sua equipe pelo empenho e excelência na prestação de serviços à população santanense.

#MeioAmbiente 22/03/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE 22 DE MARÇO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Cuide para que ela não falte!

www.santanadoacarau.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 19:19:30